DICAS PARA COMEÇAR A CORRER

Se você é do time que acha lindo os outros correndo e morre de vontade de virar um corredor, mas não sabe por onde começar, vão aqui algumas dicas.

Criar o hábito da corrida é mais simples do que se imagina. É claro que, inicialmente, você deve querer correr. Afinal, ninguém é obrigado a correr! Existem várias modalidades por aí e, se você não tiver afim de se afundar na loucura da corrida, pode ficar à vontade para se render ao fit dance, pilates ou natação. Mas, se você quer entrar para esse time – UHUL! -, seguir alguns passos podem te ajudar.

Lembrando que partimos do pressuposto que você seja uma pessoa apta ao exercício físico, ok?! Se você está na dúvida, por favor faça um check-up médico para verificar se está tudo certo!

1 – Estabeleça uma rotina: escolha os dias, horários e local onde você correrá. Lembra da pracinha (post COMO COMECEI A CORRER)?! Então, aquela rotina foi crucial para que eu criasse o hábito de correr! Você não precisa correr todos os dias! Vá uma, duas, três vezes na semana. Deixe que a sua rotina seja LEVE! Não precisa ser extremista! Quanto mais extremo e rígido for algo, mais difícil de mantê-lo a longo prazo!

2 – Busque um incentivo social: sabe aquela amiga que está louca para começar a tal “mudança de vida”?! Quer momento mais propício para você desafiá-la a ir junto com você?! Se nenhum amigo quiser, não tem problema! Não desanima! Leva seu pai, mãe, irmão, cachorro… O céu é o limite! E se essa tentativa não der certo, você pode procurar logo de cara uma assessoria de corrida e fazer vários novos amigos tão loucos quanto o seu “novo eu”!

3 – Desapegue do pace! “Que é isso, Paola?”! Bom, quando comecei a correr nunca tinha ouvido essa palavra na minha vida. Se você já ouviu, parabéns! Está um passo bem à frente do que eu estava. E se eu tive jeito, você com certeza terá! Pace, nada mais, nada menos, significa o ritmo: o tempo que você gasta para correr um km. Por exemplo, se você corre na velocidade de 12 km/h, seu pace será de 05:00 min/km. Ou seja, você gasta exatos cinco minutos para percorrer um quilômetro.

NÃO SE PREOCUPE

No começo NÃO SE PREOCUPE com performance! Se preocupe com a primeira dica (criar o hábito de correr)! Ninguém está preocupado se você está correndo devagar ou não. Qualquer corredor começou do começo e você não é diferente. Aproveite cada corrida, cada evolução, cada conquista! Você ficará viciado em correr, então terá muito tempo para querer melhorar o seu pace!

4 – Acessórios: para começar a correr, ideal que você tenha um tênis específico de corrida, até para evitar lesões. Não precisa gastar uma fortuna nisso! Vá em alguma loja, faça o teste da pisada – para descobrir se a sua é neutra, pronada ou supinada – e escolha uma opção que esteja em conformidade às suas particularidades e orçamento. São várias as opções no mercado, então com certeza você encontrará algo adequado!

Atualmente, gosto muito de usar um relógio com GPS para treinar. Porém, no meu início não me preocupei em gastar dinheiro com isso. Hoje em dia, até mesmo com seu celular você consegue medir a distância, velocidade e trajeto com diversos aplicativos. Essa é uma boa opção para começar e acompanhar sua evolução!

Você é fã de música? Então, aproveita a corrida para escutar a sua playlist preferida! Se quiser uma sugestão, segue minha playlist ‘Run Like Bolt’ no Spotify! Você pode usar seu celular mesmo ou outro aparelho que preferir. Eu uso meu IPod quando estou com vontade de escutar algo. Não uso nenhum fone específico para corrida, mas o que vem junto com o Ipod mesmo!

Roupas? Vista o que for confortável. Particularmente, gosto bastante de usar shorts não tão curtos, top de boa sustentação, regata ou um casaco mais leve (dependendo da temperatura). Também gosto de usar viseira, seja para me proteger do sol, seja para deixar o cabelo mais arrumado (mulheres me entenderão). Inclusive, tenho o meu “cabelinho da corrida” que sempre uso e já virou marca registrada.

5 – Respire! Não precisa ficar nervoso! Você descobrirá que a corrida é um dos melhores remédios para aliviar o stress. Por isso, vá sem medo, com calma! Não saia, na primeira vez, correndo que nem um louco! Já ouvi muitas pessoas falando que não conseguiram correr 100 m sem o coração saltar pela boca. E minha pergunta foi: “você já tentou correr devagar?”. Às vezes uma simples redução de velocidade pode resolver seu problema!

Quanto à respiração, pode parecer algo intuitivo, mas existem técnicas que podem sim te ajudar! Aprendi com um professor que, a cada quatro passadas (passos), é possível adotar um desses três padrões: (i) inspirar uma vez e expirar uma vez; (ii) inspirar duas vezes e expirar duas vezes; ou (iii) inspirar duas vezes e expirar uma vez mais longa (é a que geralmente adoto)! Com o tempo e prática você perceberá o que é mais interessante para o seu caso!


E aí, bora tentar? Tenho certeza que você se apaixonará por isso! Depois volta aqui me contar como foi seu início e se as dicas te ajudaram!

Ouça “Episódio #1 – Como começar a correr?! Dicas para iniciantes!” no Spreaker.

Ouça no Spotify:

3 thoughts on “DICAS PARA COMEÇAR A CORRER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *